Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Gloxínia - Sinningia speciosa


  • Nome Científico: Sinningia speciosa
  • Sinonímia: Gloxinia speciosa, Ligeria speciosa
  • Nome Popular: Gloxínia, siníngia, cachimbo
  • Família: Gesneriaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Anual
A gloxínia é uma plantainteressante. Suas folhas são grandes e arredondadas, suculentas e aveludadas e caem no outono e inverno. As flores são grandes e podem ser simples ou dobradas, de diversas cores e mesclas, e muitas vezes pintalgadas. É uma ótima planta para cultivar em jardineiras e vasos, sendo bastante comum a comercialização como planta envasada. A floração ocorre no verão. Após a murcha das folhas deve-se limpar os bulbos e guardá-los em local seco e fresco para o replantio no final do inverno.
Devem ser cultivadas a meia-sombra, em substrato rico em matéria orgânica, bem drenável, com regas regulares. Tolera o frio. Pode ser multiplicada pelos bulbos, sementes ou folhas postas a enraizar.

A gloxínia necessita de muita luminosidade para se desenvolver bem, mas não tolera a exposição direta aos fortes raios solares. Locais próximos a janelas, onde possa receber luz e calor pela manhã e à tarde, são ideais para esta planta. Durante as regas, recomenda-se não molhar as pétalas, que mancham facilmente, ficando sujeitas ao ataque de doenças. É preciso cuidado com o excesso de água: muita umidade contribui para a proliferação de fungos e insetos, que costumam se alojar nos brotos novos e na parte de baixo das folhas. No caso de ataques , recomenda-se lavar a parte afetada com água morna e sabão neutro e, depois enxaguar. Folhas e pétalas murchas ou muito atacadas devem ser removidas.
Como uma planta tropical, a gloxínia prefere temperaturas entre 22º a 24º C e nível médio de umidade. Para não errar, pode-se usar um método simples para irrigação: encha o fundo de um recipiente grande e largo com cascalhos e coloque os vasos com sa gloxínias sobre esta camada; em seguida ponha água no recipiente e deixe que a terra absorva a umidade. Gloxínia 












23 comentários:

  1. Eu gostaria de adquirir algumas espécies que eu não tenho de gloxinia, como eu faço??

    ResponderExcluir
  2. me sinto feliz e alegre a cada vaso adquirido, me perco em tanta beleza"gloxinia"amo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. eu quero comprar Sinningia speciosa gloxinia algumas cores deferente como faço?

    ResponderExcluir
  4. bom dia
    gostaria de comprar bulbos se vcs disponibilizam favor entrar em contato meu email
    miltoncestaro@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de adquirir algumas espécies que eu não tenho de gloxinia, como eu faço?? ENTRA CONTATO COM MEU EMAIL JOELMASILVA_86@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. Olá amo essa flor mais eu queria adquirir mais alguns exemplares
    Se você vender entre em contato por favor
    elaine_jaru@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde tudo bem como fazer para comprar

    ResponderExcluir
  8. Bom dia tudo bem você vende mudas ou bubullo tem como comprar

    ResponderExcluir
  9. Boa noite tudo bem gostaria de saber se vende mudas ou bulbos?zap (27)997998192

    ResponderExcluir
  10. Boa noite eu gostaria de comprar varivá mudas

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de adquirir algumas gloxina, como faco. Poderia enviar mensagem pra esse emaile roxanne.almeida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA! QUERO COMPRAR GLOXINIA, AQUI NA MINHA CIDADE E MUITO DIFICIL DE ENCONTRAR. COMO FAÇO AS COMPRAS? TELEFONE 66 999532244
    EMAIL- VALDIRENE.GONZAGA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  13. Como faço pra adquirir bulbos de gloxinia simples de várias cores já comprei tanta sementes é não nascem

    ResponderExcluir
  14. Como faço pra comprar bulbos de gloxinia de várias cores .me ajudar pois sou amante dessas flor

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, como faço para comprar bulbos de gloxinia?

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa tarde gostaria de comprar as mudas ou os bulbos de gloxinia, se tiver disponível entre em contato no meu email, obrigada

    ResponderExcluir